SOLIDARIEDADE E ESPERANÇA Captação de Órgãos é realizada no Hospital de Caridade de Três Passos.
- HCTP
- 15 de jan.
- 2 min de leitura
Doação de órgãos e tecidos, um gesto nobre. A família, em meio a dor da perda de uma pessoa querida, decide por ajudar quem mais precisa. Atitude que salva vidas e traz esperança a quem está na fila do transplante.
No domingo 12/01/2025, graças a este olhar de empatia de uma família enlutada, paciente de 50 anos, do sexo masculino, teve Morte Encefálica diagnosticada na tarde do sábado 11/01/2025, o Hospital de Caridade de Três Passos, recebeu equipe da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, que realizou a primeira captação de órgãos e tecidos do ano na Instituição.
Com a comprovação através de testes clínicos e exames de imagem, deu-se início ao protocolo de doação dia 10/01/2025, que na instituição é de responsabilidade da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT),coordenada pela Enfermeira Intensivista Elizabete do Nascimento Nied e Responsável Técnico da UTI Dr. Danilo Antônio Cerutti, cardiologista e Intensivista, foram captados rins e córneas, pela equipe do Dr. Guillermo Kiss, cirurgião do aparelho digestivo e de transplante, que veio de Porto Alegre juntamente com equipe para realizar esta captação, esteve presente na captação, Dr. Icaro de Azevedo médico assistente, Dr. Vitor Domingos Pereira, Médico Anestesista, Raissa Huppes Enfermeira Responsável Bloco Cirurgico, Mateus Besing e Tania Baron Enfermeiros da Cihdott, Adriana Getelina Téc. Enf. e Daiana da Luz Téc. Enf.
Esta é a sétima captação desde o credenciamento da instituição no Sistema Nacional de Transplantes para captação de órgãos e tecidos. Para que haja sucesso na captação de órgãos, o procedimento acontece com a autorização familiar, mesmo passando por dor e perda, essa família optou pela doação, sendo que neste caso, a manifestação em vida do desejo de doar foi fundamental para facilitar a decisão dos familiares, por isso a importância de conversarmos com as pessoas mais próximas e deixarmos claro nossa intenção de sermos doadores de órgãos”
A CIHDOTT do Hospital de Caridade tem preparo técnico da equipe envolvida, bem como, estrutura adequada. Nosso Hospital possui profissionais qualificados para acolher esta demanda, com UTI e um Centro Cirúrgico equipados com alta tecnologia, o que permite as condições necessárias para a realização do procedimento.
Agradecimento especial a Prefeitura Municipal de Três Passos, que buscou a equipe da Central de Transplantes, que veio de aeronave até o aeroporto de Ijui e após se deslocaram até nosso Hospital para realizar a captação, após retornaram a Ijui com transporte do nosso município. Também agradecemos 2ª coordenadoria de saúde pelo apoio no processo, ao Laboratório Labcruz pela parceria e serviços.




















Comentários