Grupo de Humanização
Associação Hospital de Caridade Três Passos
HUMANIZAR É PRECISO!
A Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde entende por humanização a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde e enfatiza a autonomia e o protagonismo desses sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão. Pressupõe mudanças no modelo de atenção e, portanto, no modelo de gestão.
O Grupo de Humanização do Hospital de Caridade nasceu das informações sobre práticas humanizadas em saúde e, também, da necessidade de adequação do Hospital à Política de Humanização da Assistência à Saúde.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades de Humanização na Associação Hospital de Caridade Três Passos, pautado na PHAS (Política de Humanização da Assistência à Saúde).
Objetivos Específicos
• Desenvolver, agregar, apoiar e divulgar ações e projetos de humanização na assistência à saúde;
• Humanizar as relações no Hospital, enfatizando tanto o usuário externo (pacientes e familiares), quanto o interno (profissionais);
• Estimular a criação de um ambiente humanizado que favoreça a comunicação, a livre expressão, o diálogo, o respeito e a solidariedade;
• Melhorar a comunicação entre os serviços do Hospital;
• Beneficiar os usuários e a comunidade, sob os pontos de vista: da assistência; do ensino e do trabalho em saúde;
• Melhorar a qualidade e a eficácia da atenção dispensada aos usuários;
• Qualificar as relações de trabalho nos serviços prestados pelo Hospital;
• Capacitar os profissionais da saúde para o novo conceito de atenção;
• Estimular a realização de parcerias e intercâmbio de conhecimentos, experiências e pesquisas em humanização da assistência.
• Fortalecer e articular todas as iniciativas de humanização já existentes nos serviços da Instituição;
• Desenvolver um conjunto de parâmetros de resultados e um sistema de incentivo ao serviço de saúde humanizado;



